Doutrina de Homens Não Salva,Más Manda para o Inferno
Escrito por: Dejair Barboza, Teólogo
DOUTRINA DE HOMENS NÃO SALVA,MÁS MANDA PARA O INFERNO
Todo esforço que o homem
faz para merecer a salvação é uma Doutrina de Homens. Há milhares de anos o Homem vem
buscando a salvação através do seu próprio merecimento. Mesmo nos dias atuais,
havendo já a revelação completa de Deus para Salvação da Humanidade, existem
bilhões de pessoas que querem merecer a salvação e por isso se autoflagelam
para perdão de seus pecados, sobem escadarias de joelhos, carregam cruzes por
quilômetros, tentam ser "boazinhas" para serem salvas, observam
rígida moral de conduta e assim por diante. Diferente da doutrina dos Homens, a
doutrina de Deus para a Salvação é tão simples que o ser humano não consegue
acreditar. Ela diz o seguinte: "Porque pela graça sois salvos, por meio da
fé; e isto não vem de vós; é dom Deus. Não vem de obras para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).Mesmo entre o povo cristão há um
grande número de pessoas que aceitaram o Dom de Deus como Salvador (Jesus), mas
ainda não se libertaram do conceito humano de "merecer a salvação" e
por isso se tornaram presas de doutrinas de homens e fazem uma série de
sacrifícios, levando uma vida cristã triste e sobrecarregada, achando que, com
isto, estão servindo a Deus. Principalmente os novos convertidos, por um
sincero desejo de santificação, são presas fáceis dos
"Doutrinadores", que os sobrecarregam com uma série de ordenanças. Paulo,
alertando a Igreja Cristã contra as doutrinas dos Homens, escreveu: "Tende
cuidado para que ninguém vos faça presa
sua, por meio de filosofias e vãs sutilizas, segundo as tradições dos homens,
segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo. Se, pois, estais mortos
com Cristo quando aos rudimentos do mundo, tais como: não toques, não proves,
não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e
Doutrinas dos Homens" (Colossences 2:8,
2-20). Você
vai aprender agora a distinguir, dentro da Palavra de Deus, o que é doutrina de
Homens e, através da Verdade, livrar-se de todo o jugo humano.
Jesus
disse: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará" (João 8:32).
A roupa tem alguma coisa a ver com a Salvação?
O Homem pensa que sim. Deus, não. Porque Deus quando criou o homem
e a mulher, ambos andavam nus e eram visitados diariamente por Deus. Quando o
homem pecou e ouviu a voz de Deus no jardim, ele se escondeu e quando Deus lhe
perguntou por quê, o Homem Respondeu que estava nu. Ora, Deus nunca deixou de
visitar e de ter comunhão com ele porque estava nu. Mas agora é o Homem que
está achando que não pode mais ter comunhão com Deus por causa da nudez.
Perceba aí a entrada do pensamento do humano e o surgimento da Doutrina de
Homens. É como se Adão estivesse dizendo para Deus. "Senhor, a partir de
agora, para falar com o Senhor, só se eu estiver vestido". Nos dias de
hoje, muitos estão se comportando como Adão,
estabelecendo normas de roupas para ter comunhão com Deus. Muitos
dizem: "Para ter a salvação e comunhão com Deus e o Espírito Santo, a
mulher não pode usar calça comprida". Ou, então: "O Homem para falar
com Deus tem que estar de terno e gravata". Ou que a mulher, para poder
orar a Deus, tem que estar usando véu.
Paulo escreveu que a Doutrina dos Homens "perece pelo
uso" (Col.
2:22). Vamos
dar um bom exemplo disso: em 1958, todos os homens crentes tinham que usar chapéu
para serem salvos, porque esta era a "doutrina da igreja". Meu pai, o
Pr. Ulysses, conta que o seu irmão Jayme, na época diácono da igreja, foi
excluído porque não queria usar chapéu. Meu tio Jayme foi embora com os
americanos que estavam evangelizando o Brasil e não se desviou do evangelho.
Porém, muitos outros, excluídos pelo mesmo motivo, ao invés de irem para outra
igreja cristã, entristecidos, desviaram-se para o mundo e morreram sem Deus e
sem salvação. Hoje, nenhum cristão, de qualquer igreja, usa chapéu. Será que
deus mudou de idéia? Antes, para que o Homem pudesse ir para o Céu tinha que
usar chapéu. E agora? Não, deus nunca mudou de idéia. O Homem, sim. Hoje
nenhuma igreja cristã exige que seus membros usem chapéu, por que esta Doutrina
dos Homens pereceu pelo uso.
Por este exemplo, você vê que a Doutrina dos Homens não salva, mas
é capaz de mandar para o inferno. Pobres daqueles que pensam que, para serem
salvos, têm que andar na "doutrina". Irão fracassar na tentativa de
merecerem a salvação e levarão uma suposta vida cristã totalmente infelizes,
pois estarão servindo aos Homens, pensando que estão servindo a Deus. Na
próxima página, vamos falar sobre vestidos e calça comprida.
A mulher não pode usar calça comprida?
O
único texto bíblico que fala sobre roupa de homem e de mulher, que contém uma
proibição, e que os pregadores de "doutrinas" usam muito, está no
Antigo Testamento, em (Deuteronômio 22:5), e
diz o seguinte: "Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o
homem vestido de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR,
teu Deus". Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de
calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi
escrito por Moisés em 1405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida. A
calça comprida só surgiu na França, no final do séc. 19. Então, do que o
versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, naquela
época, tanto homens como mulheres usavam vestidos! O próprio Senhor Jesus usava
vestido (João 19:23) e mesmo depois de
glorificado, Jesus é descrito por João como "vestido até aos pés de um
vestido “comprido”(Ap. 1:13). Então, substitua
a palavra "trajo"por "vestido" e você terá: "Não
haverá vestido de homem na mulher e não vestirá o homem vestido de mulher;
porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu Deus”“.Mas o Livro de Apocalipse nos revela que, no futuro, os
salvos usarão vestidos (Ap. 7:9-12). Que o próprio Deus mandará vestir os mártires de
vestidos (Ap. 6:9-11). Ora, Deus não iria vestir os salvos com abominação. Então
abominação é a troca de roupa entre os sexos: é o homem se vestindo para passar
por mulher e a mulher se vestindo para passar por homem. É o homossexualismo.
Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo
homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos
dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usada pelo homem
e a calça comprida usada pela mulher. Apesar de parecidas, não são iguais. Usar
calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher
não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na
África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e
africanos irão para o inferno. Compreendeu a diferença? Cada época e país têm a
sua cultura. Se fosse para nos vestimos conforme os costumes bíblicos, então
todos os pregadores de doutrina de roupas estão fora da "doutrina" e
deveriam andar de vestidos, pois ternos e gravatas não existiam naquela época.
Procure trajar-se com modéstia e decência, servindo ao Senhor com santidade no
seu coração. Leia (I Samuel 16:7). E lembre-se: você não é salvo por causa da roupa que usa, mas
porque Jesus Cristo verteu o Seu sangue santo e precioso na cruz do Calvário!
SOBRE ENFEITES,BRINCOS,PULSEIRAS,BARBA E BIGODE
O uso destas coisas é pecado?
O
uso de enfeites pela mulher é uma coisa muito antiga. Quando Abrão mandou seu
servo ir buscar uma esposa para seu filho Isaque e ele encontra Rebeca, a
escolhida e preparada por Deus, o servo de Abrão a presenteia com pendente e
duas pulseiras de ouro (Gên. 24:22). Ora,
Rebeca era uma moça pura e não uma prostituta. E tornou-se esposa de Isaque e
dela descende o nosso Senhor Jesus! O uso de brincos e pulseiras por Rebeca não
tirou a sua pureza. Em Ezequiel está escrito que Deus enfeitou Jerusalém com
jóias como se fosse uma mulher. Lá, deus diz: "e te ornei de enfeites e te
pus braceletes nas mão e um colar à roda do teu pescoço. E te pus uma jóias na testa,
e pendentes na orelha, e uma coroa de glória na cabeça. E assim foste ornada de
ouro e prata"...(Ez 16:11-3). Jóias não
são do diabo porque, inclusive, Deus as aceitou como ofertas para o
Tabernáculo: "E assim, vieram homens e mulheres, todos dispostos de
coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, e todo vaso de
ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao SENHOR".(Ex 35:21-22). Quanto
à pintura, vemos Deus dizendo a Jerusalém que ela, como uma mulher, ainda que
pintasse em volta dos olhos, não se faria
bela (Jr 4:30).
Isto foi escrito em 480 a.C. Logo, este costume feminino de se pintar é muito
antigo. A rainha Jezabel se pintou para seduzir Jeú, que a matou (II Rs 9:30). Mas o pecado
de Jezabel era a idolatria e não a pintura. A prostituição de Jesabel era a
idolatria (Ap 2:20-21). O que a Bíblia condena é a vaidade, tanto da mulher como
do homem. A Bíblia chama muitas coisa de vaidade. Exemplos: Os deuses das
nações são vaidade (II Cr 16), O pensamento e a vida do Homem (Sl 94:11 e 144:4), A
juventude (Ec 11:10), As falsas profecias (Jr
14:14). Portanto, tudo o que é feito por
vaidade é condenável. Viver com simplicidade e modéstia é o conselho do
evangelho (I Tm 2:9), que diz que o enfeites mais bonito é o interior e não o
exterior (I Pe 3:3-4). Quanto à barba e
bigode, que muitos ensinadores de "doutrinas"dizem que o seu uso é
pecado, você acha que Deus colocaria um pecado crescendo todo dia bem debaixo
do seu nariz? Nos costumes bíblicos, ficar sem barba era vergonhoso (II Sm 10:5). Até mesmo os
sacerdotes a usavam (Sl 133:2). A barba somente era raspada em os de aflição (Jr 41:5).
Fique tranqüilo: usar barba e
bigode não é e nunca foi pecado.
SOBRE OS CABELOS
A mulher cristã não pode mais cortar o cabelo?
O texto que fala sobre o tamanho do cabelo da mulher está em(I Coríntios, 11:15), que diz: "Mas ter a
mulher o cabelo crescido lhe é honroso"...
Veja
que Paulo fala de honra e não de Salvação. A mulher não depende do tamanho do
cabelo para ser salva. Releia o que Paulo escreveu e você vai ver que ele diz
apenas que "lhe honroso ter o cabelos crescido". Crescido até quanto?
Ele não determina o tamanho e nem diz que a mulher cristã nunca mais pudesse
cortar o cabelo? Quando ela morresse, iriam precisar de dois caixões para
sepultá-la: um para a defunta e outro só para a cabeleira. O Antigo Testamento,
que era a Bíblia de Paulo, permite ao homem e à mulher fazerem votos de nazireu
(Números 6). Neste voto, homens e mulheres
decidem o período que querem ficar sem corta o cabelo e, no final do período,
rapam completamente a cabeça. Paulo, em duas ocasiões, rapou a cabeça por causa
de um voto (Atos 18:18 e 21:24). Como este voto
também era permitido à mulher, começaram a aparecer, na Igreja de Corinto,
irmãs com as cabeças rapadas. Foi aí que Paulo disse ser indecente para a
mulher tosquiar-se ou rapar-se, devendo cobrir-se com o véu.
Então a mulher tem que usar véu para ser salva?
Muitos
ensinadores de "doutrinas" dizem que a mulher não pode orar sem véu,
porque a sua oração não será aceita. No próprio verso 15, Paulo diz que "o
cabelo da mulher lhe foi dado em lugar do véu". Ora, se lhe foi dado em
lugar do véu, significa que o seu cabelo substitui o véu. Ou seja: os seu
cabelo é um véu natural. O Evangelho nos conta que uma pecadora chorou aos pés
de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Ela usava véu ou não? Claro que não,
pois ela enxugou os pés do Senhor com os seus cabelos porque não tinha outra
coisa para usar. A oração dela foi aceita? Ela foi salva? Sim, foi! Jesus disse
a ela: "Os teus pecados te são perdoados. A tua fé te salvou; vai-te em
paz"(Leia Lucas 7:36-50). Nenhuma mulher
depende do seu cabelo ou de véu para ser salva e, sim, da sua fé. Muitos querem
lhe enganar usando (Jeremias 9:26), mas, ali,
Deus não está falando com mulheres e sim com homens, criticando aqueles que
cortavam os cantos dos cabelos em oferendas aos deuses pagãos, assim como, hoje
em dia, muitas pessoa
raspam a cabeça para o "santo" e isto, evidentemente é condenável e
não agrada a Deus, por ser idolatria e culto aos demônios.
SOBRE A GUARDA DO SABADO
Eu tenho que guardar o Sábado ou o
Domingo?
Quando
deus criou todas as coisas, Ele não começou no domingo, porque o domingo não
existia, isto é, não existia a Semana como a conhecemos hoje. Deus começou no
primeiro dia e no sétimo descansou:"E, havendo
acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de
toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou,
porque nele descansou de toda a sua obra"...(Gên. 2:2-3). O sétimo dia ficou sendo o dia de Shabbatt (que quer dizer
descanso). O Shabbat não é um dia da semana e sim um dia de descanso. O dia de
descanso é sempre de 7 em 7 dias: "Seis dias se fará obra, porém o sétimo
dia é sábado de descanso"...(Ex 31:15). Deus fez do Shabbat (do
Dia de Descanso) um dia de adoração e santificação para o povo de Israel, a
quem escolheu, dizendo: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor,
teu Deus, não farás nenhuma obra"... (Ex
20:8-10). Isto é, Deus estava dizendo que o
povo não iria apenas descansar, mas aproveitar o dia de descanso para
santificar e ter comunhão com Ele. Assim, o povo seria forte fisicamente, já
que evitaria o "stress", e seria forte espiritualmente, já que teria
comunhão com o Senhor. Com o passar dos séculos, o Sabbat foi sendo desvirtuado do
seu objetivo. O povo aprontava a semana inteira,
roubava, trapaceava, mentia, enganava, e no sábado todo mundo fingia que era
santo. Nos tempos do Senhor Jesus, o sábado adquiriu um formalismo tão grande,
que era até mais importante que a própria vida humana. Jesus, então, corrigiu
este desvio, dizendo:"O sábado foi feito por causa do homem, e não o
homem, por causa do sábado"(Mc 2:27). E se declarou Senhor do Sábado (versículo. 28). Em Israel, os judeus observam rigorosamente o Shabbat. As
comidas são preparadas na sexta feira, para que no sábado ninguém cozinhe. Os
elevadores são programados para pararem sozinhos de andar em andar, para que
ninguém faça o trabalho de apertar o botão do elevador. Porém, andando por
Jerusalém, no sábado, vi que o exército estava nas ruas, as ambulâncias,
telefonistas, bombeiros, garçons e gente, nos Kibuts, continuavam trabalhando.
Perguntei, então, para um judeu, se eles não guardavam o Shabbat. E ele me
disse: "Claro que sim. O Shabbat é descanso de 7 em 7 dias. Não é
necessariamente no dia de sábado. Eles irão guardar o Shabbat em outro dia da
semana". Entendeu o que é o Sábado? É descanso.
O DOMINGO
A Igreja Cristã adotou o
primeiro dia da semana como o Dia do Senhor porque foi neste dia que Jesus
ressuscitou (Mt
28:1, Mc 16:1-2, Lc 24:1 e João 20:1). Foi no primeiro dia da semana que o Senhor Jesus apareceu pela
primeira vez depois de ressuscitar, sendo visto por Madalena (João 20:16-18). Neste mesmo
dia, Jesus aparece aos dois discípulos no caminho de Emaús (Lc 24:13). E, no fim da
tarde, o Senhor Jesus aparece para os onze discípulos, estando às portas e
janelas fechadas (João 20:19). Criou-se, então, na
Igreja Cristã primitiva, uma expectativa muito grande com relação ao primeiro
dia de cada semana, porque todos os que O tinham visto ressuscitado, diziam:
"nós O vimos no primeiro dia da semana". Assim, os cristãos passaram
a aguardar o
primeiro dia da semana com
muita ansiedade, e se reuniam em oração e louvor, aguarda o Senhor. A prova de
que eles se reuniam no primeiro dia da semana, inclusive para celebrar a Santa
Ceia, está em (Atos 20:7)."No
primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir pão, Paulo, que
havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática
(pregação) até a meia-noite". Paulo,
quando precisava de dinheiro para o sustento da obra, mandava ir buscar a
coleta que era feita no primeiro dia da
semana, tanto nas igrejas da Galácia como na de Corinto: "No primeiro dia
da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua
prosperidade"... (I Co 16:2). Ora, Paulo não iria pedir ajuda num dia em que a Igreja
estava vazia, mas no dia que tinha mais gente reunida, quando a oferta seria
maior. O relato da última aparição do Senhor
Jesus, já glorificado, aconteceu entre os anos 90-96 da nossa era, diante do
apostolo João, que já estava muito velho, e ele descreve este encontro como
tendo acontecido no primeiro dia da semana, que já estava consolidado como o
Dia do Senhor:"Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor"...
(Ap 1:10). O Domingo é o Dia do Senhor e o
Evangelho afirma que a observância da guarda de sábado é Doutrina de Homens (Col 2:16-23), sendo que
Deus procura os que o adorem em espírito e em verdade (João 4:23-26) e são santos
em toda a sua maneira de viver e não apenas um dia por semana (I Pe 1:15).
A Lei dada
a Moisés, quando da vinda de Jesus Cristo está Lei foi abolida, isto é Jesus
deu um novo mandamento mais rigoroso que a própria Lei dada Moisés; O meu mandamento é este: Que
vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15:12) Este mandamento dado por Cristo é
muito mais profundo e importante que a lei mosaica, pois engloba algo maior ele
não expõe o pecado como a lei fazia, más ensina-nos a não cometermos o pecado,
pois exercendo o amor não iremos cometer pecados. A Lei e fundamentalmente boa, mas seu
resultado é expor o poder do pecado. É o pecado, e não a lei, que expõe, que
engana e mata. O crente que morreu com Cristo, é libertado da escravidão do
pecado, ficando livre para experimentar a vida abundante de Cristo.
É daí? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?
De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes
por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do
pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Mas graças
a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de
doutrina a que fostes entregues.
E,
libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de
Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a
fim de que demos fruto para Deus.(Rom 7:4)
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo àquele que
crê.(Rom 10:4)
Ora Moisés
descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas
viverá por elas.
Mas a
justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?
(isto é, a trazer do alto a Cristo.)
Ou: Quem
descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)
Mas que
diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra
da fé, que pregamos,
A saber: Se
com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o
ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que
com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a
salvação.
Porque a
Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Porquanto
não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico
para com todos os que o invocam.(Rom 10:5 -12)
Não sabeis
vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o
homem por todo o tempo que vive? Paulo aqui introduz uma nova metáfora: Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele
viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do
marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de
outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será
adúltera, se for de outro marido. Assim,
meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que
sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos
fruto para Deus. Porque, quando
estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em
nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas
agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos
retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. (Rom 7:1–6).
Paulo
introduz aqui uma nova metáfora, a de um casamento frutífero. O crente por
causa de sua morte com Cristo, está livre de seu antigo casamento com a lei, e
passa a desfrutar do casamento com Cristo. A nova união exige fruto uma vida de
piedade e justiça. A morte de Jesus Cristo na cruz do calvário aboliu e lei. A
função da lei, diz Paulo, é dar conhecimento sobre o pecado, não é salvar do
pecado {E de tudo o que, pela lei de Moisés, não
pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13:39)} (1
Tim 1:9-10)
Portanto a lei morreu com a vinda de Cristo.
SOBRE ALIMENTAÇÃO
Muitos
crêem que, para se manterem santos, devem observar certas comidas. O Senhor
Jesus manifestou-se claramente sobre este assunto, dizendo ser esta observância
uma Doutrina de Homens:"Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são
preceitos de homens". E chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi e
entendei: o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da
boca, isso é o que contamina o homem”(Leia tudo em Mateus 15:9-19)”.Paulo, que
era judeu observador do Velho Testamento e conheceu a graça de Deus,
tornando-se um cristão fiel, escreveu:"Por que o Reino de Deus não é
comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17). "Eu sei e estou certo, no Senhor
Jesus, que nenhuma coisa é de si mesmo imunda, a não ser para aquele que a tem
por imunda" (Rm 14:14).
"Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova”
(Vers. 22)”.Este é o segredo
para tudo que você for fazer: a sua própria consciência. "Mas aquele que
tem dúvidas se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo que não
é de fé é pecado. " (Rm 14:22-23). Nós não
podemos julgar nem quem come e nem quem não come. Paulo diz: "Por que um
crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come
não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come" (Rm 14:2-3). O problema é que o fraco sempre quer julgar
os outros, e está sempre tentando fazer a cabeça de alguém sobre alimentação.
Paulo escreveu: "Quem és tu que julgas o servo alheio? Para teu próprio
Senhor está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é Deus para o
firmar" (Rm 14:4). "Portanto, ninguém
vos julgue pelo comer ou pelo beber" (Cl 2:16). Você não será julgado por
causa de comida alguma. Mas siga a sua consciência: se acha que comer carne de porco é pecado, não
coma. Se você não vê problema algum bom apetite. Não é pecado.
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